Andei vendo o quanto ás raízes são importantes em nossas vidas. Elas são á resposta de um futuro próximo seu e meu, além do que são nosso refúgio e fortaleza. Muitas pessoas tratam isso como algo morno e indiferente, quando na verdade é bem o contrário, é exatamente indispensável os vínculos com ás nossas raízes para nossa vida. Eu não só sempre acreditei nisso, como coloquei em prática todo o tempo. É normal fazer novas amizades, se sentir importante e entusiasmado em sair da rotina, sentir aquele começinho de amizade onde só existem agrados e troca de elogios para assim surgirem liberdade e liberdade; e quando a tal da liberdade existe, fica uma grande virtude, pois liberdade é o bem e o mal da amizade. Essa liberdade vai ferir muitas pessoas, e só os verdadeiros relacionamentos vão sobreviver; e isso acontece com todos nós, chamamos de amigo e confiamos nossas vidas á pessoas que na verdade são de vidro, e vão se quebrar com sua primeira farpa lançada, pessoas que têm sorriso de cera, que modelam uma fisionomia e ficam todo o tempo todo com ela, o que já é uma grande mentira. Apesar de parecer estar dizendo em todos os casos, gostaria de deixar claro para o entendimento, que digo na imensa maioria das vezes, com algumas exceções, e quando digo exceções, á pergunta é: Vale á pena correr o risco? Essas são amizades de estação, e os vínculos não serão duradouros e verdadeiros em quase todas as vezes, porque ás pessoas que ali vinculam não são verdadeiras, ou pelo menos não estão sendo. Com esses novos afetivos colegas á quem chamamos de amigos, acabamos dando pouca ou nenhuma importância aos nossos velhos companheiros, que guerrilharam conosco o tempo todo. Damos pouca importância ao que é velho, é como uma criança com um brinquedo velho: Ela enjoa do mesmo, e simplesmente sem nenhum respeito e consideração, o joga fora, ou o guarda em um baú, para assim só usá-lo se não tiver um outro brinquedo novo. A grande realidade é que o ser humano não gosta de rotinas, apesar de nossas vidas serem exatamente programadas, não suportamos á rotina. Amizade vira rotina, e todas as que você fizer serão um dia. É medíocre á realidade do meio relacional das pessoas, elas usam todo o interesse umas nas outras, e depois partem para o próximo "amigo", no qual o mesmo acontecerá. Pessoas próximas de muitas outras pessoas na verdade só querem se satisfazer e correrem dali o mais rápido possível para a solidão, para fazer uma digestão de tudo aquilo que vive e que, na verdade, considera terrível e insuportável quando não tem nenhum interesse. Você poder ter muitos vínculos de carinho e satisfação, mais na verdade você terá o menor número possível de vínculos de amizade, de pessoas que te suportam como você é, fazendo o que faz, e digamos assim sendo você. O seu eu interior é tão hilário quanto o meu, e difícil de suportar, o que está escondido e só você sabe é difícil mostrar, e aqueles que sabem e estão com você realmente te amam pelo que você é, e essa sim é uma grande amizade. Não adianta essas pessoas que te aceitam com todos os tremores que existem em você serem iguais á você, gostarem das mesmas coisas e pensarem da mesma forma, assim ficaria fácil e seriamos amigos de quem pensasse como á gente pensa, e gostasse como á gente gosta. Á lei da atração em todos os sentidos é essa oposição de valores e sentimentos, que muitos já diziam: "Os opostos se atraem", o que realmente é uma grande e verdadeira verdade, e é aí que se encontra o "x" da questão, pois é fácil ser amigo de quem é parecido com você, difícil é ser amigo de quem muitas vezes você sente vontade de esganar por algumas coisas, mais mesmo assim releva porque o seu elo físico, químico, mental e espiritual é muito maior do que essas divergências, aí está á verdadeira amizade. Seu amigo é aquele que há anos te acolhe, te ouve, e que até briga com você todos os dias, esse é o seu verdadeiro amigo. E pra quem diz que tempo não significa nada, tempo significa estabilidade em todas as relações de sua vida. O que é estável é feliz e harmonioso, o que é estável é duradouro. E se em meio á todas essas turbulências que nossos verdadeiros companheiros aceitam de nós continuam sendo estáveis nossas relações, as mesmas não deixarão de ser, há não ser por uma grande ironia do destino. Lembre-se sempre de não abandonar suas raízes... Recicle-as, renove-as, regue-as e jamais as abandone. Sua primeira casa será sempre á mesma. Sua primeira casa será sempre seu refúgio e fortaleza. Essa conversa gera uma divergência de opiniões, gostaria de deixar claro que este é o meu ponto de vista, que acredito e, pelo menos no meu caso, é claro e óbvio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário