Powered By Blogger

domingo, 17 de abril de 2011

Falando de integridade

Muitas vezes me questionei sobre o que era integridade, vi pessoas exibirem integridade e nunca as questionava exatamente por achar realmente que elas eram integras, e também por não ter idéia do que se tratava. Após o despertar do meu gosto pelo ler e escrever, começei a me situar e me informar á respeito destes valores que nos acercam, e que, juramos possuí-los quando não passamos nem perto da humildade e da honestidade, que são fundamentais e nada mais do que nossa obrigação partir com o carater dos mesmos. Descobri que na verdade somos fadados á valores, assim como somos fadados em muitas outras áreas específicas ou não. A palavra integridade sempre me causou uma extensa e contínua curiosidade, sempre achei a mesma envolvente, e resolvi analisar o que as pessoas chamam de integridade, percebi que a maior parte delas não sabem nem o que dizem, assim como eu não entendia, elas também não faziam idéia. Integridade é o contrário de imagem; integridade existe quando sua vida pessoal está em harmonia com sua imagem pública. Quando o que se vê é o que de fato existe. Isso é integridade, já diziam os grandes "Kerry e Chris shook". Integridade é quem você é quando ninguém está olhando, quando não há nada nem ninguém por perto para impressionar. Ser integro na verdade significa em toda gestão e extensão de significados ser você sempre, em todos os momentos e ocasiões nas quais você se encontra. A integridade exige que o seu verdadeiro eu assuma o palco central de sua vida revelando quem você realmente é, além do que, Deus se alegra infinitamente quando somos seres completos e dedicados com á verdade. Enfim, não existe o meio integro, que é verdadeiro em algumas questões, e em outras não; como nos relacionamentos. Integridade exige muito mais do que parece exigir, e é um dos problemas mais frequentes em que todos nós nos encontramos, afinal, nos escondemos de nós mesmos. Só para lembrar, se você considera todas as suas relações de vivência pessoal, profissional, relacional e espiritual harmoniosas, considere-se integro.

Raízes eternas


Andei vendo o quanto ás raízes são importantes em nossas vidas. Elas são á resposta de um futuro próximo seu e meu, além do que são nosso refúgio e fortaleza. Muitas pessoas tratam isso como algo morno e indiferente, quando na verdade é bem o contrário, é exatamente indispensável os vínculos com ás nossas raízes para nossa vida. Eu não só sempre acreditei nisso, como coloquei em prática todo o tempo. É normal fazer novas amizades, se sentir importante e entusiasmado em sair da rotina, sentir aquele começinho de amizade onde só existem agrados e troca de elogios para assim surgirem liberdade e liberdade; e quando a tal da liberdade existe, fica uma grande virtude, pois liberdade é o bem e o mal da amizade. Essa liberdade vai ferir muitas pessoas, e só os verdadeiros relacionamentos vão sobreviver; e isso acontece com todos nós, chamamos de amigo e confiamos nossas vidas á pessoas que na verdade são de vidro, e vão se quebrar com sua primeira farpa lançada, pessoas que têm sorriso de cera, que modelam uma fisionomia e ficam todo o tempo todo com ela, o que já é uma grande mentira. Apesar de parecer estar dizendo em todos os casos, gostaria de deixar claro para o entendimento, que digo na imensa maioria das vezes, com algumas exceções, e quando digo exceções, á pergunta é: Vale á pena correr o risco? Essas são amizades de estação, e os vínculos não serão duradouros e verdadeiros em quase todas as vezes, porque ás pessoas que ali vinculam não são verdadeiras, ou pelo menos não estão sendo. Com esses novos afetivos colegas á quem chamamos de amigos, acabamos dando pouca ou nenhuma importância aos nossos velhos companheiros, que guerrilharam conosco o tempo todo. Damos pouca importância ao que é velho, é como uma criança com um brinquedo velho: Ela enjoa do mesmo, e simplesmente sem nenhum respeito e consideração, o joga fora, ou o guarda em um baú, para assim só usá-lo se não tiver um outro brinquedo novo. A grande realidade é que o ser humano não gosta de rotinas, apesar de nossas vidas serem exatamente programadas, não suportamos á rotina. Amizade vira rotina, e todas as que você fizer serão um dia. É medíocre á realidade do meio relacional das pessoas, elas usam todo o interesse umas nas outras, e depois partem para o próximo "amigo", no qual o mesmo acontecerá. Pessoas próximas de muitas outras pessoas na verdade só querem se satisfazer e correrem dali o mais rápido possível para a solidão, para fazer uma digestão de tudo aquilo que vive e que, na verdade, considera terrível e insuportável quando não tem nenhum interesse. Você poder ter muitos vínculos de carinho e satisfação, mais na verdade você terá o menor número possível de vínculos de amizade, de pessoas que te suportam como você é, fazendo o que faz, e digamos assim sendo você. O seu eu interior é tão hilário quanto o meu, e difícil de suportar, o que está escondido e só você sabe é difícil mostrar, e aqueles que sabem e estão com você realmente te amam pelo que você é, e essa sim é uma grande amizade. Não adianta essas pessoas que te aceitam com todos os tremores que existem em você serem iguais á você, gostarem das mesmas coisas e pensarem da mesma forma, assim ficaria fácil e seriamos amigos de quem pensasse como á gente pensa, e gostasse como á gente gosta. Á lei da atração em todos os sentidos é essa oposição de valores e sentimentos, que muitos já diziam: "Os opostos se atraem", o que realmente é uma grande e verdadeira verdade, e é aí  que se encontra o "x" da questão, pois é fácil ser amigo de quem é parecido com você, difícil é ser amigo de quem muitas vezes você sente vontade de esganar por algumas coisas, mais mesmo assim releva porque o seu elo físico, químico, mental e espiritual é muito maior do que essas divergências, aí está á verdadeira amizade. Seu amigo é aquele que há anos te acolhe, te ouve, e que até briga com você todos os dias, esse é o seu verdadeiro amigo. E pra quem diz que tempo não significa nada, tempo significa estabilidade em todas as relações de sua vida. O que é estável é feliz e harmonioso, o que é estável é duradouro. E se em meio á todas essas turbulências que nossos verdadeiros companheiros aceitam de nós continuam sendo estáveis nossas relações, as mesmas não deixarão de ser, há não ser por uma grande ironia do destino. Lembre-se sempre de não abandonar suas raízes... Recicle-as, renove-as, regue-as e jamais as abandone. Sua primeira casa será sempre á mesma. Sua primeira casa será sempre seu refúgio e fortaleza. Essa conversa gera uma divergência de opiniões, gostaria de deixar claro que este é o meu ponto de vista, que acredito e, pelo menos no meu caso, é claro e óbvio.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Por quê adiantamos todo nosso sofrimento?

Sou uma pessoa muito observadora, e apesar de não entender muito de matemática, química e física, entendo de pessoas. Não tenho um diploma de psicologia ou psiquiatria, muito menos um consultório de atendimento, porém, convivo e trato pessoas assim todos os dias. O que eu mais retiro delas é essa insuficiência de felicidade, ausência de felicidade, ou tristeza predominante se você preferir. Tenham elas, 12, 30 ou 60 anos, todas as mesmas sofrem como se não andassem, falassem, ouvissem, ou enxergassem. As pessoas adiantam um sofrimento que está escrito para chegar em fases e momentos de nossas vidas, para todos os dias em que vivem. Você nunca ouviu alguém dizer: "Ai que vida sem graça", ou "sem sal, sem açucar", ou até mesmo "quero morrer, não aguento mais essa vida". O normal seria se pessoas que estivessem agonizando de doenças, ou porquê não podem fazer o que a maioria faz como andar, ouvir, falar, enxergar e etc infinitas... É bem ao contrário. Hoje vi um vídeo de um homem americano que não tem os dois braços e as duas pernas. Ele nada, ele pesca, ele sai, ele é independente. Além de tudo brinca com os seus problemas, que realmente são problemas. Em um trecho ele também cita o seguinte: "As pessoas sofrem demais sem existir sofrimento, elas criam o sofrimento porque estão acostumadas á sofrer." Como tudo nessa vida, o sofrimento também vira rotina, e a gente se acostuma, nesse caso para sofrer. (Bela piada de mal gosto não?!)
Fico imaginando como seria se as pessoas vivessem 10 anos á mil, e não 1000 anos á 10. Obviamente e grandiosamente melhor, menos preocupante e doloroso. Encontramos sofrimento no tempo que temos livre para criar alguma coisa boa, para evoluir-mos, nos estudar, nos avaliar e, assim progredir. Usamos esse meio tempo para criar problemas, dores, doenças, e amores. Aí você me pergunta: Criar amor é um problema, um sofrimento? Sim! Amor não se cria, não se inventa, amor é amor onde quer que seja, e ele existe simplesmente sem nenhuma explicação ou esforço de quaisquer um de nós. Este amor é saudavél, o amor natural e espontâneo, e não um amor carente e inventado.
Criamos situações que por si só ja nos embarcam ao sofrimento contínuo e constante em nossas vidas. Traçamos um plano de vida, e nele incluimos o sofrimento em todas as partes possivéis, e muitas vezes até esquecemos de pinta-lo com compaixão intensa.
Provavelmente, só em um próximo renascer natural da humanidade iremos aprender que tudo é mais simples do que colocamos ser. E talvez nunca nem aprendamos, mas o que realmente importa é estar consciente de que tudo ou quase tudo de mal é gerado por nós mesmos. Ter consciência e determinação para progredir bastam.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O amor pode nos salvar

Verdade seja dita, á nossa única missão na terra, da qual todos nós somos encarregados de desenvolver e atuar, é o amor. A única certeza que tinhamos até sermos embarcados no ventre de nossas mães para vir ao mundo era á certeza de que amariamos, ao menos uma vez amariamos. É dificíl falar de amor, principalmente quando ele está tão fora de moda e, pouquíssimo cogitado, mais dificíl é ver que o que era pra existir dentro de cada um de nós como uma bomba atômica poderosa deixa de existir cada vez mais. A falta de amor e compaixão nos levaram á catastrofes e desastres mundiais incontáveis e cada vez maiores, causados infelizmente por nós mesmos... Tomara que os seres humanos nunca consigam escapar da terra para outros planetas, seria uma lástima. Hoje voltando de um passeio com um amigo á uma cidade vizinha começei á reparar em minha volta, em todo o verde folha, o verde bandeira, o verde limão ... Os tantos verdes que colorem o nosso chão. Reparei também no marrom da terra, que libera um frescor perfumado inigualável quando ás gotas de chuva caem sobre ela... O azul do céu, azul celeste infinitamente impactante e fantástico, e ás nuvens, que guardam todos os segredos. Juntos eles deviam formar um espetáculo, e aparentemente na verdade, ainda formam. Mais se você olhar com bastante atenção vai perceber que este cenário está oco e vazio, triste e furioso, assim como Deus está conosco. Plantamos sementes de ódio, ao invés de flores vermelhas nasceram flores negras, escuras e negativas, assim o mal ficou em esplêndida harmonia, confraternizando assim o nosso precoce fim. Sempre me pergunto se o amor ainda pode nos salvar, e apesar de ser uma pergunta sem resposta, jamais deixarei de acreditar nisso. Se o amor cura o nosso corpo espiritual, nos reaviva como uma fenix, deixa tudo em constante harmonia e equilíbrio, porquê então ele não pode salvar o mundo? Voltemo-nos para o amor, eu imploro! O amor pode o que mais ninguém e nada nesse mundo pode. Todos os seus pedidos de perdão, todo o seu pavor, e quaisquer outras coisas que você sinta não irão adiantar, só o amor pode nos salvar.
Fomos criados com a única finalidade: Amar infinitamente, essa é a nossa missão, e a trocamos por pedaços de papel, que triste é a humanidade, que triste eu sou ... Onde estão os grandes auto-falantes da terra para dizerem agora: VAMOS AMAR, VAMOS COMPARTILHAR!!! Onde eles estão? Estão descutindo negócios. Nos esqueceram, nos abandonaram, e nós aceitamos. Descreveram o nosso fim como se descreve a próxima copa do mundo, que aliás, é o que mundo está ainda dando mais importância. Somos culpados de tudo o que acontece e merecemos tudo que anda vindo. Infelizmente essa humanidade com excesso de ignorância não consegue encontrar a saída que está em frente ás nossas narinas, e assim cavamos nossas próprias covas e fizemos tanto que, no auge de tantas evoluções humanas, estamos sendo destruídos em massa como se fossemos brinquedos. Para que tudo isso, se nada será lembrado? Nossa cegueira e nossa burrice atravessaram todas ás fronteiras e estão destruindo tudo de mais belo que existe, inclusive o amor.

domingo, 10 de abril de 2011

A lua nos permite ver o espaço

Em uma breve e apaixonante mudança de sol e lua, de dia e noite, acabei observando que com á mesma certeza em que ás três marias aparecem ás dezoito horas e trinta e cinco minutos, e que o sol raia ás seis e dezessete em média, percebi que á lua nos permite enxergar o espaço. O espaço, isso, aquele em que nós de forma indireta vivemos, forma que fica visivél á partir do nascer da noite. O nosso planeta é protegido com uma espécie de camada azul, que mais é uma marca d'água envolta no planeta, têm uma transparência para que enxerguemos o espaço, e só muita luz é capaz de deixa-la mais viva, mais azul céu, para que assim á enxerguemos. Neste ocorrer de luz, acabamos não tendo visão do espaço, não consegui-mos enxerga-lo de forma alguma. Quando á lua aparece, envolta de luz somente no lugar onde ela se localiza, o resto acaba ficando mais escuro, o que não deixa viva á tal marca d'água, assim sendo, passamos á enxergar com uma visibilidade incrivél o espaço. Agora me digo: Como é incrivél o nosso planeta. Da pra sentir á paixão e á atenção de quem tudo isso criou. É de um leque imensuravél de paisagens e afins, muitas delas distintas, e pouco observadas, que são essas as mais fascinantes. Mais uma vez ressaltando um ponto importantíssimo e que serve para todos nós que aqui habitamos: Observar é saber.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pequeno, grande sábio

Universo paralelo colorido artificalmente. Instantanêamente instantanêa é a felicidade que sente. Sabedoria é fruto do observar. Observando vejo que nada se submete á nada. Observando sei que não sei de nada. Sábio é aquele que reconhece sua pequenez, mediante ao universo. A originalidade esqueceu de fluir. Grandes destruiram o fluir dos nossos seres e, mediocremente nos fizeram máquinas desiludidas que se acostumam para não sofrer. Mediocremente não nos ensinaram á bordar... Bordar o viver.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Diploma de otimismo

Já que a felicidade anda meia distante de mim, e a infelicidade fica me acercando todo o tempo, resolvi dar um diploma para á alegria que sinto hoje, agora. Sentir cheiro de alegria e provavéis realizações ao acordar é imensamente gratificante e mais ainda, otimista. É meio piegas dizer isso mas se a ausência do desejo nos torna felizes, porque o desejo que pareçe dar certo nos deixa mais contentes ainda? Acredito eu que existem dois lados pra tudo, duas explicações pra tudo. Talvez ninguém nunca entenda, nunca repare, e nem saiba distinguir uma coisa da outra, mas eu sinto as duas partes. E como eu já havia percebido, não precisamos descrever muito quando estamos felizes, e nem sabemos descrever tanto quanto quando estamos infelizes. Felicidade e etc... significam á mesma coisa, as retcências dizem tudo sem falar nada, os pontos guardam o que não precisa ser dito, só sentido.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Contato com á realeza

Me encontro entre panos brancos e macios
Leves e frescos, úmidos, esbanjando prazer e paz
Sinto que estou em constante energia suprema, sinto-me em total unção
Energias proporcionam este frescor suave
Transcorre por todo meu ser.
Luzes brilhosas por todos os cantos
Mostrando-me á grande felicidade, á tal felicidade
Ligeiramente me pergunto:
Onde estou eu?
Estou na divina presença e energia do nosso mestre e senhor.

domingo, 3 de abril de 2011

Confronto de felicidade

É engraçado dizer o estado em que me encontro muitas vezes e quase sempre, dizer á respeito de tal infelicidade que me aleja de viver e que me impõe á tristezas intensas. Esqueceram de nos avisar que viemos para sofrer, e sofrer mais um pouco, esqueceram de nos avisar que flechas venenosas viriam sempre em nossas direções com proporções catastróficas, que as quais nos atingem frequentemente. Tristeza explícita e não recomendada para menores de dezoito anos, aliás, á tristeza explícita chega junto com a maioridade, apesar de no meu caso já ser mais antiga, hoje eu sinto mais essa manifestação de tudo o que fomos criados para sentir, sendo essas boas ou ruins sensações. Alguns de nós não temos uma certa "sorte" em algumas situações que podem e são definitivas para o bem estar de nosso próprio ego, e essa talvez seja uma questão sem resposta, ou talvez também seja uma questão com resposta óbvia, lógica e clara. Está nítido que algumas pessoas são intensamente felizes e, outras mal conhecem o significado de felicidade, ou de harmonia quando tudo está em feliz junção. Quais seriam os motivos dessa diferença extensa entre pessoas felizes e infelizes? Acho que felicidade é muito mais simples do que imaginamos, tornamos tão complicada á prática da felicidade que acabamos nos perdendo em todos os caminhos em que trilhamos. Felicidade vem de ser feliz, é feliz quem se ama, quem se orgulha de si mesmo, quem se coloca para contracenar com papel principal sem medo do que tem pela frente, sem medo de ter deixado á cadeira de espectador para enfrentar essas batalhas de palco em que toda uma platéia assiste e que você também assiste. Se expressar com honestidade no palco implica seriamente em ser feliz, uma expressão honesta é uma expressão de um ser feliz. Devemos nos jogar mais em todas as cenas, viver mais tudo que á gente tem deixado guardado por medo de sofrer, amar as coisas como se elas só existissem no agora, e não no "para sempre",  e principalmente não se acostumar á sofrer, o mal costume impede que busquemos tal felicidade. A ausência do desejo trás felicidade, existe maneira de desejar menos? De sentir menos carência e falta, de querer menos? Não. Portanto, o ser humano em sua total extensão de vida confrontará com á infelicidade.